sexta-feira, 25 de maio de 2012

Dia Europeu da Solidariedade


DIA EUROPEU DA SOLIDARIEDADE ENTRE GERAÇÕES, 29 DE ABRIL

Incentivar o diálogo entre alunos e idosos

Visando assinalar a celebração do dia 29 de abril, Dia Europeu da Solidariedade entre Gerações, sua  Exª o Ministro da Educação e Ciência Nuno Crato incentivou todas as escolas de Portugal a abrirem as portas da sala de aula aos mais velhos, criando oportunidades de diálogo que teve como principal objetivo combater estereótipos intergeracionais e, simultaneamente, encorajar diferentes gerações a uma maior partilha de experiências e conhecimentos.
Esta iniciativa coloca a tónica no diálogo em torno do que significa envelhecer e como podem os mais velhos e os jovens colaborar para promover uma vida melhor para todos.
Assim, a animadora, Dra Susana Duarte, em articulação com a equipa da biblioteca, convidaram os idosos da instituição A.R.C.A., para irem à biblioteca e falarem sobre as suas experiências, quer se refiram à escola, ao trabalho, à vida social ou à família.
Com esta iniciativa pretendeu-se levar os nossos alunos, desde o 1º ao 9º anos e os idosos a trocarem pontos de vista sobre o que consideram importante na vida e lançar um debate mais vasto sobre os valores em mutação na sociedade.
Trata-se de um dia de especial relevo, no presente ano, uma vez que se celebra o Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Gerações.
As gerações mais velhas têm toda uma vida de experiências e aprendizagens que podem ser partilhadas com os nossos alunos, pelo que devem ser encontradas novas formas de aproximação entre os jovens e os “menos jovens”.
O processo de aprendizagem através da partilha conduzirá a uma maior consciencialização da sociedade para o significado e importância do envelhecimento ativo. Este só pode ser bem sucedido, numa sociedade baseada na solidariedade e na cooperação entre gerações.
Quando entram em contacto com idosos, as crianças desenvolvem um sentido de responsabilidade, generosi­dade e solidariedade, tornando-se também mais toleran­tes. Ao aplicar os conceitos de aprendizagem partilhada e de experimentação coletiva, aprendem o significado de entreajuda e respeito mútuo. Além disso, os alunos adquirem competências sociais e cívicas.
Os discentes perceberam a mensagem e por tudo isto, consideramos que o balanço desta atividade foi positivo, pois os alunos ficaram sensibilizados para os assuntos abordados.
A sessão foi encerrada com um agradecimento geral aos idosos pela sua participação e aos professores Isabel Ribau e Saúl Costa na colaboração prestada, na atividade.
Este foi, sem dúvida, um encontro intergeracional, onde a leitura e a música foram ponto de união.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.