quinta-feira, 26 de abril de 2012

Dia Mundial do Livro 2012


Dia Mundial do Livro 2012

A UNESCO escolheu o dia 23 de abril para festejar o livro, por se tratar de um dia emblemático para a literatura mundial. Foi a 23 de abril que, em 1616, morreu Miguel de Cervantes e que, em 1899, nasceu Vladimir Nabokov. Neste mesmo dia, também nasceu e morreu William Shakespeare, entre outros nomes que povoam as nossas estantes.

O dia 23 de Abril é celebrado em todo o Mundo, com a intenção de promover a leitura, os livros e os direitos de autor. A data foi proclamada pela UNESCO em 1996.

Comemorámos este dia – de entre todos os outros – porque sabemos que a vida pode ser mudada por um livro, por um autor;

O dia foi assinalado, com atividades de promoção do livro e da leitura.


 

Visita da Escritora Ana Maria Magalhães
          No dia 23 de abril, numa das atividades inserida na comemoração do dia Mundial do Livro, recebemos a visita da ilustre escritora Ana Maria Magalhães.
          No decorrer do segundo e terceiro períodos, a comunidade educativa envolveu-se na preparação das diversas iniciativas relacionadas com o trabalho desenvolvido, na sequência da leitura e exploração de diversas obras da autora.
          A propósito, foram expostos muitos trabalhos dos alunos, na biblioteca, realizados nas aulas de Língua Portuguesa, Educação Visual e Tecnológica e Clube de Artes, a partir das obras lidas.
          Durante as várias sessões, a escritora conversou com alunos do 4º ano, 2º e 3º Ciclos e os discentes tiveram oportunidade para colocar diversas questões relacionadas com as diferentes obras da escritora em parceria com Isabel Alçada. A escritora relatou algumas das aventuras que viveram durante as viagens que fizeram, para preparação dos livros. A sessão foi animada com perguntas e respostas da escritora, com exemplos de passagens de algumas obras da coleção “Uma Aventura”.
          Os presentes ficaram a saber, que os locais dos livros existem na realidade e que são sempre visitados pela autora presente e por Isabel Alçada, para melhor descreverem os espaços das peripécias das suas obras. As personagens principais são reais e eram discentes da escola onde ambas lecionavam há trinta anos.
          É neste ano 2012, que as escritoras celebram 30 anos de carreira e para comemorar esta data foi editado o livro “Uma Aventura no Sítio Errado”, o qual foi dado a conhecer.
          O contato com a escritora deu a todos a possibilidade de conhecer, em pormenor, a vida e obra de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada.
          Todos saíram do encontro visivelmente satisfeitos, com mais uma estimulante experiência, promotora de hábitos de leitura.
          Foi com uma enorme satisfação que as professoras organizadoras do encontro ouviram da autora palavras elogiosas acerca do trabalho desenvolvido e da forma como as turmas se comportaram, na biblioteca. Os nossos alunos estão, sem dúvida, de parabéns!
          A comunidade escolar ficou encantada com a simplicidade e a simpatia da escritora, que “abriu o seu baú de memórias” e a todos cativou com os seus relatos e vivências.
          Foram momentos que jamais serão esquecidos por todos os alunos e professores da escola, que participaram intensamente nesta atividade.
          Os nossos agradecimentos a todos os professores, alunos e assistentes operacionais envolvidos na organização desta iniciativa e que se empenharam na realização e sucesso da mesma.
          No final de cada sessão, a escritora foi bastante solicitada para dar autógrafos, nos livros adquiridos na feira da autora, que durante o 2º e 3º período, estiveram expostos, na biblioteca.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.