segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Encontro com a escritora Conceição Dinis Tomé

     Os alunos do 2º e 3º Ciclos do nosso agrupamento participaram, no dia 12 de dezembro, num encontro com a escritora Conceição Dinis Tomé, que veio apresentar o seu mais recente livro O Caderno do Avô Heinrich, galardoado com o Prémio Literário Maria Rosa Colaço - literatura juvenil 2012.
     O encontro foi precedido de um trabalho preparatório, feira do livro da autora, publicação de um boletim dedicado à escritora, contou ainda com a colaboração dos professores de História, Português e E.M.R.C.,  na dinamização de atividades, em contexto de sala de aula.
     Nas duas sessões realizadas com os alunos do 2º e 3ºciclos, a escritora começou por explicar, de forma cativante, o que a motivou a escrever O Caderno do Avô Heinrich e como a temática a inspirou a agir. Seguidamente, através de uma apresentação multimédia, deu ênfase a diversas situações retratadas no seu livro, ilustrando-as com fotografias da época.
     Criou-se uma interessante interação entre a autora e os alunos, que lhe colocaram diversas questões sobre a história dos dois amigos, Heinrich e Jósef que, apesar de tudo o que sofreram por causa de Adolf Hitler, conseguiram manter uma amizade que ficou para a vida.
     A autora mostrou como o amor pelos livros, pela leitura e a capacidade humana de criar e apreciar a beleza são importantes para promover a paz.
     No final, a escritora autografou os seus livros.
     O nosso bem-haja à Doutora Conceição Dinis Tomé, pelo surpreendente momento a todos proporcionado!

            Algumas fotos que retratam esta atividade e o envolvimento dos alunos na mesma.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.