sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

BIOGRAFIA - Luís Portugal


Luís Portugal nasceu em Vila Real a 22 de maio de 1957. A partir dos 12 anos de idade começa a subir aos palcos, em grupos musicais dos estabelecimentos de ensino que frequentava.


Em 1977, é convidado a integrar o grupo JAFUMEGA e, juntamente com Eugénio, Pedro e Mário Barreiros, José Nogueira e Álvaro Marques, deixa-nos um dos legados musicais mais importantes da música moderna portuguesa.

Ao longo de 8 anos com os JAFUMEGA, grava 4 discos de originais, dos quais foi posteriormente editado um “best of”.

Para além de centenas de concertos, participa nos primeiros festivais internacionais em Portugal com grandes nomes da música mundial, como U2, Ritchie Heavens, entre outros.

Em 1985, ainda com os JAFUMEGA, representa o nosso país na primeira amostra da música moderna portuguesa em Paris, com dois concertos no Fórum Les Halles.

Um ano depois, os JAFUMEGA separam-se.

Luís Portugal dedica-se então ao ensino de Artes Visuais (possui o 3º ano de Arquitectura) e ao esporádico trabalho de composição.

No início dos anos noventa, junta-se ao Sexteto de Carlos Araújo e participa diariamente, ao vivo, no programa da RTP,” Às 10”.

1992 é o ano do retorno de Luís aos discos: “Coisas Simples”, o seu primeiro trabalho a solo, tem produção de Jorge Filipe e Telmo Marques, e colaboração, entre outros, dos Vozes da Rádio.
Em 1993, o Brasil assiste a concertos de Luís Portugal; Recife, Natal e João Pessoa são os locais escolhidos.
Depois de uma aturada recolha musical por Trás-os-Montes, surge em 1995 o disco “Alta Vai a Lua”, que vem alargar o campo musical onde Luís se movia até então.

Em 1998 é convidado pelo guitarrista clássico Paulo Vaz de Carvalho, a dar expressão ao trabalho de Adriano Correia de Oliveira, numa justa homenagem.

Luís Portugal continua hoje a interpretar alguns “cantautores de Abril “, com destaque para José Afonso, em produções encomendadas.

“Luís Portugal ao vivo” é o registo em 2000, concebido e gravado em Tondela, no espaço ACERT, com a colaboração de Rui Costa (Silence 4 e ,Filarmónica Gil), arranjos e produção de Paulo Pereira (Silence 4 e David Fonseca), onde, para além de quatro temas originais, o cantor revisita canções intemporais que povoam a sua carreira.

2004/5 são anos de novas experiências. Integra o elenco de dois musicais de grande sucesso, In Love e Kiss Kiss, com o comediante Fernando Mendes, com o qual continua a colaborar, tendo escrito a música e co-produzido, “O Peso Certo”, em digressão até Dezembro de 2009.

Em fevereiro de 2006 é lançado o livro infantil de José Guedes, “Os Olhos do Coração”, que inclui um CD musicado e produzido por Luís Portugal. Já no Natal de 2002, a pedido da Santa Casa da Misericórdia da Mealhada, Luís tinha feito uma primeira incursão no universo musical infantil com o CD single “Teatrinho de Natal”.

A partir desta data, passa a ter colaboração assídua com a Editora livreira Gailivro, agora Grupo Leya, sendo responsável pela produção e composição musical dos projetos escolares “Saltitão”, “Carochinha e as Letrinhas” e da colecção Tic Tac, cinco volumes de aprendizagem da língua inglesa para crianças, ligação profissional que continua atual.

Desde o Verão de 2007 até outubro de 2009 teve a seu cargo a programação do Cine-Teatro de Torre de Moncorvo, sendo igualmente responsável pela agenda bimensal deste organismo.  Desempenhou as funções de diretor técnico da Escola “Sabor Artes” nesta localidade, com cerca de 300 alunos, e foi fundador do Coro e Orquestra de Cavaquinhos  desta instituição.

Dirigiu no Verão de 2009 o projeto musical “Despertar Talentos”, para a autarquia de Albergaria-a-Velha, que culminou com a formação do Coro Infantil desta cidade, com quem continua de forma assídua a colaborar.

É fundador, em parceria com Paulo Serafim , dos ÓQTRUP,  um grupo cómico/musical, que conta com centenas de espetáculos por todo o país, com relevo para os Casinos Solverde de Espinho, Chaves e Algarve.

 “Banda Desenhada” é a mais recente incursão infantil, que reparte os palcos com ”Poetas com Voz”, espetáculo intimista e abrangente, em que a língua e os poetas portugueses são os convidados.

Gorda, continua ser a sua colaboração com Fernando Mendes, tendo como último e gozado repasto, a revista à portuguesa “mendes.come” que continua a encher a barriga de riso as plateias portuguesas e não só ( EUA, Canadá, Paris).

Neste ano de 2012, Luís Portugal está de volta aos palcos, com banda, e ao mercado discográfico com um novo trabalho, que tem como single de estreia “Perto da Paixão”.

Em 2015 lançou o livro As Canções da Minha Escola, onde todos vão aprender de forma divertida! Esta obra, que inclui um CD áudio, apresenta 28 canções com autoria e composição de Luís Portugal. As canções têm um forte carácter didático e abordam diversos conteúdos de Português, Matemática e Estudo do Meio do 1º Ciclo do Ensino Básico. Toda a família vai deixar-se contagiar com estas canções que têm feito sucesso nas escolas de 1º Ciclo de todo o país!

Sem comentários:

Enviar um comentário