terça-feira, 22 de março de 2016

Encontro com a Animadora- Ana Pereira
No âmbito das atividades da Semana da Leitura, no dia 18 de março, os alunos do 3º ciclo tiveram o encontro com a animadora Ana Pereira que apresentou a obra A Lua e Joana, da escritora Maria Teresa Maia Gonzalez que é candidata ao prémio literário sueco Astrid Lindgren (ALMA) 2016, que distingue a literatura e ilustração para a infância e a promoção da leitura. Esta autora tem cerca de 70 títulos que constam no plano nacional de leitura e uma nomeação para um prémio de importância internacional.
Maria Teresa Maia Gonzalez é uma das mais prestigiadas autoras portuguesas de livros dedicados a crianças e jovens adolescentes, pois publicou mais de uma centena de livros.
Nas suas obras expõe não só modelos de vida para todos os dias, como também os meios para os conquistar. Temas como a doença e a morte, o medo, o respeito pela natureza, a amizade, o divórcio, a existência de Deus, percorrem as páginas dos seus livros, traduzidos para inúmeras línguas, com particular destaque para A Lua de Joana, que em Portugal vendeu já mais de trezentos e cinquenta mil exemplares.
Um dos seus maiores sucessos é A Lua de Joana, em que a autora aborda temas sensíveis como a toxicodependência, a morte, a falta de apoio dos pais, e de como tudo isto, pode marcar um adolescente para o resto da vida.
Como se pode ler na contracapa: “Ao lermos a A Lua de Joana, não podemos deixar de pensar na forma como, muitas vezes, relegamos para segundo plano aquilo que realmente é importante na vida. Porque este livro nos alerta para a importância de estarmos atentos a nós e ao outro, e de sermos capazes de, em conjunto, percorrer um caminho que conduza a uma vida plena…” Esta obra impôs-se como uma referência incontornável na literatura juvenil portuguesa e mundial.
Os alunos sempre atentos aderiram com muito entusiasmo, tomando um papel ativo na atividade e, interagindo com a mediadora da leitura esclarecendo dúvidas essencialmente sobre o tão apreciado livro A Lua de Joana e também acerca de muitos outros que despertaram o interesse dos discentes e que foram requisitados pelos mesmos, na biblioteca escolar.
O nosso agradecimento à animadora Ana Pereira por mais esta sessão com livros, afetos e lições de vida, num encontro enriquecedor de cada um consigo/ e com o outro.

Viveu-se mais um momento não só de promoção do livro e da leitura, mas também de partilha de sentimentos, emoções onde nasceram e se consolidaram ELOS de LEITURA.

Sem comentários:

Enviar um comentário