segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Outubro - Mês Internacional das Bibliotecas Escolares

Outubro, é o Mês Internacional da Biblioteca Escolar (MIBE) e, com ele, “mais uma oportunidade para as bibliotecas demonstrarem amplamente a importância que têm na vida das crianças e jovens, pelo trabalho que desenvolvem nas áreas da leitura e das literacias, no acesso à cultura e no desenvolvimento da cidadania.”(RBE)


APRENDE A DESCODIFICAR O MUNDO.  Este é o tema definido pela International Association of School Librarianship (IASL) para o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares (MIBE). Neste sentido, a equipa da biblioteca do agrupamento irá promover, ao longo deste mês, atividades em torno da leitura e das literacias.


Dia da Biblioteca Escolar

Próximo Dia da Biblioteca Escolar 24 de outubro de 2016 (Segunda-feira)
Em 2016 celebra-se o Dia da Biblioteca Escolar no dia 24 de outubro. O Dia da Biblioteca Escolar é celebrado na quarta segunda-feira do mês de outubro. Este dia tem como objetivo destacar a importância das bibliotecas escolares na educação, assim como promover o gosto pela leitura. A data foi comemorada pela primeira vez em outubro de 1999.
As bibliotecas escolares desempenham um papel muito importante nas escolas e são um veículo de transmissão de conhecimento, não apenas através dos livros mas também das atividades que aqui se desenvolvem.

Atividades para o mês da Biblioteca Escolar:
  •  Comemoração do Dia Mundial da Alimentação.
  • Formação de Utilizadores para os alunos do 1º ciclo e 5º anos.
  • Convidar os alunos a trocarem livros entre si, partilhando os livros que mais gostaram de ler.
  • Visualização de filmes infantis que destaquem a importância da leitura.
  • Propor a cada aluno a escrita de um pequeno conto infantil, tendo como tema principal a leitura e as bibliotecas escolares.
  • Seleção de poemas e leitura em sala de aula.
  • Concurso de acrósticos com a palavra BIBLIOTECA - Podem participar todos os alunos. Podes entregar o teu trabalho na Biblioteca ou ao professor de Português, até ao dia 31 de outubro. Os  melhores acrósticos serão expostos na biblioteca, e os três melhores receberão um prémio.




Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.