segunda-feira, 8 de maio de 2017

Dia da Europa 2017


            O Dia da Europa comemora a paz e a unidade e assinala o aniversário da «Declaração Schuman». A 9 de maio de 1950, Schuman propõe, inspirado por Jean Monnet, a criação de uma comunidade europeia para gerir o carvão e o aço (matérias base do poderio militar e do desenvolvimento industrial). Assim, em 1951 é criada a CECA.          A esta primeira organização supranacional seguiu-se, em 1957, a criação de mais duas comunidades europeias, a CEE e CEEA, precursora da União Europeia.
            Em 2017 celebramos 60 anos dos Tratados de Roma, que abriram caminho para a consolidação da Paz, Democracia e Solidariedade na Europa e, também, os 30 anos do Programa Erasmus, um marco assinalável na mobilidade de várias gerações!
            Para comemorar o Dia da Europa 2017, as instituições europeias abrem as portas ao público a 6 de maio em Bruxelas, a 13 e 14 de maio no Luxemburgo e a 14 de maio em Estrasburgo.
            As Representações da UE na Europa e as Delegações da UE no resto do mundo organizam diversas atividades e eventos para todas as idades.

            Todos os anos, milhares de pessoas participam em visitas, debates, concertos e outros eventos que assinalam o Dia da Europa e dão a conhecer melhor a União Europeia.



Links úteis: 




Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.