terça-feira, 3 de abril de 2018

Encontro com a escritora Ana Luísa Pais



         No passado dia 22 de março, no âmbito da Semana da Leitura, numa iniciativa promovida pela Biblioteca Escolar, os alunos do 3º ciclo receberam a escritora Ana Luísa Pais, com a apresentação do seu primeiro livro: “Socorro! Sou uma adolescente!” vencedor da 11.ª Edição do Prémio Literário Maria Rosa Colaço 2016, que distingue obras de literatura infantil e juvenil.
         O júri composto por José Correia Tavares, Ana Maria Magalhães e Andreia Brites elegeu o livro de Ana Luísa Pais, entre 67 obras originais. A autora recebeu o prémio, no valor de cinco mil euros, no Fórum Municipal Romeu Correia, em Almada, sucedendo a autores como José Jorge Letria, Sara Monteiro e Ricardo Baptista.
         A escritora interagiu com os alunos, levando-os a refletirem sobre muitas das questões abordadas no livro. A autora falou das razões que a levaram a escrever esta obra e da escolha dos temas.
         Apesar de ser uma narrativa, com capítulos curtos, qualquer jovem se identificará com as experiências relatadas, e qualquer adulto reviverá momentos da sua adolescência.
         A adolescência é marcada por mudanças biológicas, mas não só e a sua vivência coloca qualquer jovem a pensar sobre as transformações vividas, o sentido das mesmas e como ir gerindo as novidades, com amigos, que estão em situação idêntica e com adultos/pais que já lá não estão, mas com quem é preciso negociar as entradas na vida adulta.
         As docentes da disciplina de Português trabalharam a obra, em sala de aula e na biblioteca escolar, com o objetivo de promover o gosto pelo livro, pela leitura e pela escrita.
         Os livros da escritora estiveram à venda, na biblioteca da escola, durante algumas semanas e foram adquiridos pelos alunos e professores.
         No final, ficou a promessa de um regresso, já que há mais um livro, para ser editado.
         Muito obrigada, Ana Luísa Pais, ficamos à espera do próximo encontro.









Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.