quarta-feira, 25 de junho de 2025

Hora do Conto 2024/2025

 

A Biblioteca Escolar foi palco de inúmeras viagens pelo mundo da imaginação e do conhecimento, ao longo do ano letivo de 2024/2025. A professora bibliotecária dinamizou sessões regulares de leitura, conto e exploração de histórias, imagens e textos de diferentes tipologias, dirigidas às crianças da Educação Pré-Escolar e aos alunos do 1.º Ciclo.

Na escola sede, cada turma teve a oportunidade de participar em três sessões por trimestre. Já nas restantes escolas do agrupamento, a professora bibliotecária marcou presença com uma sessão trimestral em cada turma, levando os serviços de biblioteca a todas as escolas.

Durante o ano, foram explorados diversos livros e textos, muitos deles já bem conhecidos dos pequenos leitores, e outros que foram uma verdadeira descoberta. Títulos como “Uma Biblioteca é uma Casa Onde Cabe Toda a Gente”, “A Ovelhinha que Veio para o Jantar”, “O Meu Primeiro Natal”, “Ninguém Dá Prendas ao Pai Natal” ou “Aristides, o Semeador de Estrelas” foram apenas alguns dos destaques.

As crianças também se deliciaram com obras como “O Meu Vizinho é um Cão”, “Cuquedo” e “O Cuquedo e um Amor que Mete Medo”, além dos clássicos reinventados como “A Carochinha e o João Ratão” e o divertido “Não, David”. Não faltaram ainda momentos de poesia declamada em forma de jogral, com “Luís, o Poeta Salva a Nado o Poema”, e de ternura com “A Minha Mãe é a Melhor do Mundo”.

Houve espaço para rimas e aprendizagens com “Lengalengas de Aprender a Ler”, e até para textos mais desafiantes como “Perdigão Perdeu a Pena”. Histórias cativantes como “A Casa da Mosca Fosca” completaram este itinerário literário, sempre acompanhado de conversas, reflexões, dramatizações e momentos de expressão artística.

Estas sessões não só estimularam o gosto pela leitura, como também promoveram competências linguísticas, desenvolveram a imaginação e fortaleceram o vínculo afetivo com os livros e com a biblioteca escolar.





















Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.