ENCONTRO COM A PROFESSORA E ESCRITORA
MARIA MANUELA CASTRO NEVES
.
Este livro é destinado a todas as pessoas que se interessam por questões educativas, mas em especial aos professores que estão a entrar na profissão.
Manuela Castro Neves foi professora do 1º Ciclo do Ensino Público e trabalha atualmente no apoio a crianças que se atrasaram no percurso escolar. Tem desenvolvido muito trabalho na formação de professores, nas áreas de Língua Portuguesa e de Matemática. Ao longo da sua carreira participou em diversos projetos centrados nas problemáticas da relação escola/meios populares e promoção do sucesso escolar em zonas de Intervenção Prioritária. Pertence ao Movimento da Escola Moderna.
Na obra, encontramos várias histórias: a rapariga que sonhava com um excelente, a criança que vivia preocupada com o pai, o filho da família mais odiada do bairro, o convencido de que era o melhor aluno da turma, as paixões e assédios entre alunos de 6 anos, a morte de uma avó ou a discussão sobre o sentido da multiplicação, são algumas das muitas dezenas de histórias que começam como um problema e para as quais Manuela Castro Neves, com a ajuda dos seus alunos, sempre encontra uma solução criativa.
Detentora de um raro dom para escutar as crianças, de um imenso respeito e de um ímpar conhecimento acerca do que estas devem aprender, nunca desiste de procurar novas formas de ensinar, atendendo à necessidade de pedagogias diferenciadas para os diversos contextos escolares e pessoais dos seus alunos, no âmbito do modelo de trabalho do Movimento da Escola Moderna, associação de professores a que pertence. Trabalhando quatro temas essenciais da escola: a relação pedagógica, o papel dos pais, a literacia e a avaliação, – este livro ilustra as necessidades e as expetativas das crianças através do relato de pequenas histórias marcadas por um profundo sentido de justiça e humanidade.
Todas as sugestões para controlar uma turma, ajudar a resolver problemas ou combater a indisciplina são sempre bem-vindas.
Por outro lado, pretendeu-se incentivar um reforço da relação entre a biblioteca escolar, a escola e a família.
A escritora surpreendeu e emocionou todos aqueles que assistiram à sessão com o seu talento e sensibilidade.
O evento culminou com uma sessão de autógrafos, nos livros da escritora, adquiridos na feira do livro.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.