Dia Internacional da Mulher
8 de março
Todos os dias...são dias para celebrar grandes mulheres
No Dia Internacional da Mulher, a biblioteca escolar recordou algumas mulheres que, em distintas áreas, tiveram um importante contributo para a história de Portugal e do Mundo. Da política, às artes, da religião, ao desporto, foram muitas as mulheres que lutaram pela igualdade de direitos e pela afirmação do sexo feminino.
Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada em Nova Iorque, fizeram greve, reivindicando melhores condições de trabalho, tais como, a redução da carga horária, a equiparação de salários (as mulheres recebiam um terço do salário de um homem pelo mesmo tipo de trabalho) e o tratamento digno no trabalho.
Em 1910, durante uma conferência na Dinamarca, foi decidido que o dia 8 de março passaria a ser o Dia Internacional da Mulher, em homenagem a estas mulheres. Mas só passados 65 anos, a data foi oficializada pelas Nações Unidas.
O objetivo da data não é apenas comemorar, mas discutir o papel da mulher na sociedade atual, procurando acabar com o preconceito e a sua desvalorização.
Nestas fotos encontrará apenas algumas das grandes mulheres que mudaram o rumo da história e das sociedades, sendo certo que foram muitas mais as que contribuíram.
Indira Gandhi (1917-1984) primeira mulher a ocupar o cargo de chefe do governo indiano. Combateu com grande rigor os problemas económicos e sociais provocados pela explosão demográfica e corrupção. Condenada por fraude eleitoral em 1975.
Sophia de Melo Breyner (1919-2004) uma das mais importantes poetisas portuguesas do século XX. Foi a primeira mulher portuguesa a receber o Prémio Camões, em 1999, o mais importante galardão literário da Língua Portuguesa.
Madre Teresa de Calcutá (1910-1997) missionária católica albanesa, nascida na República da Macedonia e naturalizada indiana. Foi beatificada pela Igreja Católica em 2003. Por muitos considerada a missionária do século XX.
Eva Peron (1919-1952) atriz e líder política. Tornou-se primeira-dama da Argentina quando o general Juan Domingo Perón foi eleito. Defensora dos pobres, miseráveis e explorados, por isso muitas
vezes vista como uma militante de esquerda, embora nunca o tenha sido.
Amália Rodrigues (1920-1999) fadista, cantora e atriz portuguesa, considerada o exemplo máximo do Fado e aclamada como a “Voz de Portugal”. Amália Rodrigues está sepultada no Panteão Nacional, entre os portugueses mais ilustres.
Marie Curie (1867-1934) cientista polonesa. Primeira pessoa laureada com o Prémio Nobel de Física, pelas suas descobertas no campo da radioatividade. Primeira a quem foi atribuído o Nobel da Química, em 1911.
Maria de Lurdes Pintassilgo (1930-2004) engenheira química, dirigente eclesial e política. Única mulher que desempenhou o cargo de primeiro-ministro em Portugal (V Governo Constitucional). Segunda primeira-ministra em toda a Europa, depois da tomada de posse de Thatcher.
Elizabeth Taylor (1932-2011) premiada atriz, nascida em Inglaterra, pioneira em acções filantrópicas. Em 2001 recebeu a Presidential Citizens Medal. Na foto a sua escultura de cera no museu Madame Tussauds, lembrando um dos pontos altos da carreira: o filme Cleópatra.
Sophia Loren (1934) uma das mais conhecidas e prestigiadas actrizes italianas. Ganhou fama mundial em 1962, quando recebeu o Óscar de Melhor Atriz pelo filme "Duas Mulheres", que também lhe rendeu o prémio de Melhor Atriz no Festival de Cannes.
Dilma Rousseff (1947) economista e política brasileira, filiada ao Partido dos Trabalhadores. Atual presidente da República Federativa do Brasil. Durante o governo do ex-presidente, assumiu a chefia do Ministério de Minas e Energia, e posteriormente, da Casa Civil.
Rosa Mota (1958) atleta portuguesa já fora de atividade, mas considerada uma das melhores maratonistas do século XX. Campeã Olímpica, campeã do Mundo e três vezes campeã europeia. Rosa Mota foi também distinguida, quatro vezes, com Ordens honoríficas de Portugal.
Fotos da atividade da Biblioteca Escolar :
Fotos da atividade da Biblioteca Escolar :
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.