segunda-feira, 24 de abril de 2017

Dia Mundial do Livro 2017



O Dia Mundial do Livro é comemorado desde 1996, por decisão da UNESCO, a 23 de abril. Este ano associa-se aos 150 Anos da Abolição da Pena de Morte, em Portugal.

Esta data foi escolhida, com base na tradição catalã segundo a qual, neste dia, os cavaleiros oferecem às suas damas uma rosa vermelha de S. Jorge e recebem em troca um livro, testemunho das aventuras do heróico cavaleiro. Em simultâneo, é prestada homenagem à obra de grandes escritores, como Shakespeare e Cervantes, falecidos em abril de 1616.

Em 2017 e porque se comemoram os 150 Anos da Abolição da Pena de Morte, em Portugal http://150anosdaabolicaodapenademorteemportugal.dglab.gov.pt/, a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas quis relacionar o Dia Mundial do Livro com esta efeméride, incitando à leitura e celebrando o livro, como um hino à vida.
fonte: RBE (Rede de Bibliotecas Escolares)

“Acredito mesmo que se há forma de defender a liberdade é mesmo promover a leitura, porque a leitura liberta e permite-nos exprimir livremente aquilo que cada um escreve, qualquer que seja a língua em que escreve”, disse António Costa, Primeiro Ministro, no Porto, no âmbito da apresentação do Plano Nacional de Leitura (PNL) 2027.


Conteúdo relacionado:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.