sexta-feira, 9 de junho de 2017

Encontro com a escritora Margarida Fonseca Santos

       A promoção de encontros dos alunos com escritores de obras lidas permite descobrir o rosto por trás das palavras, criando uma relação mais afetiva com o livro.
       O encontro com a escritora Margarida Fonseca Santos, para os alunos do 2º e 3º ciclos marcará o início da III Feira do Livro, no próximo dia 13 de junho, que se prolongará até ao dia 20 de junho, com um encontro com o escritor Pedro Seromenho, para os alunos do Pré-Escolar e 1º ciclo.
       A leitura contribui, de forma decisiva, para o sucesso escolar e pessoal dos alunos. Nesse sentido, o Agrupamento de Escolas de Santa Cruz da Trapa e o Centro Cultural Casa do Povo de Santa Cruz da Trapa vão realizar um encontro com a escritora Margarida Fonseca Santos, que estará no auditório do Centro Cultural de Santa Cruz da Trapa, no dia 13 de junho, para realizar duas sessões de promoção da leitura, através da apresentação dos seus livros. 
       Os livros estarão à venda na Feira do Livro, que se realizará, no Centro Cultural de Santa Cruz da Trapa, de 13 a 20 de junho, havendo no final do encontro, uma sessão de autógrafos.


Biobibliografia 


      Nasceu em Lisboa, a 29 de novembro de 1960
      Tirou o Curso Superior de Piano no Conservatório Nacional, tendo como objetivo ser professora de Formação Musical, no ensino vocacional. Deu aulas em várias escolas, nomeadamente na Escola Superior de Música de Lisboa entre 1990 e 2005.
      Começou a escrever em 1993 e isso tornou-se uma verdadeira paixão, paixão essa que a levou a mudar de vida. Deixou o ensino da música e, neste momento, dedica-se a tempo inteiro à escrita.
      Tem vários livros publicados, na sua grande maioria para crianças e jovens, e escreve com regularidade para teatro.
      Assina, com Maria João Lopo de Carvalho, a coleção juvenil 7 irmãos, e, com Maria Teresa Maia Gonzalez, As Aventuras de Colombo. 
      Orienta ateliers de escrita para crianças, adultos e professores (Escrita Criativa e Escrever para Crianças e Jovens). 
      Orienta cursos sobre Escrever para Crianças na Escrita Criativa Online (vários cursos); na Pós-Graduação em Livro Infantil (Universidade Católica Portuguesa).
     Publicou, em coautoria com Elsa Serra, o manual de Escrita Criativa Quero ser escritor!
     Publicou, em abril de 2013, o livro de escrita criativa Escrita em Dia.
    Publicou, no Suplemento de Educação do Jornal de Letras, um conto por mês durante uns anos, disponíveis para leitura aqui.
É responsável pelo blogue histórias em 77 palavras, com ilustrações de Francisca Torres. 
     Paralelamente trabalha treino mental e o uso pedagógico e terapêutico da metáfora, tendo publicado, em conjunto com Rita Vilela, os livros Histórias para contar consigo e Brincar com Coisas Sérias.
      O seu último romance De Zero a Dez (apresentado por Patrícia Reis) tem recebido excelentes críticas. Leia a sinopse. Um livro sobre a dor crónica, o cansaço, o medo e a esperança.        O laboratório UCB patrocinou a tradução para castelhano e inglês.
    Publicou igualmente um livro de Treino Mental, chamado Altamente, com histórias metafóricas.
        Escreveu mais de uma centena de livros, em língua portuguesa, entre ficção, literatura infantojuvenil e não-ficção. Algumas das suas obras estão traduzidas noutras línguas e uma parte integra as listas de obras recomendadas pelo Plano Nacional de Leitura. São muito populares as coleções “7 irmãos” e “A escolha é minha”.
       O seu discurso toca-nos pelo humanismo e sinceridade. É uma autora que concilia ramos do saber algo improváveis: a matemática, a literatura, a sociologia, a psicologia, as ciências...
       É ainda, uma excelente contadora de histórias!


Encontro com a escritora Margarida Fonseca Santos

            Para recordares um pouco os livros da escritora que já leste, deixamos-te aqui a capa de alguns, que poderás requisitar na biblioteca, sempre que quiseres.





            Entretanto, a escritora já escreveu outros livros, que pretendemos adquirir na feira do livro, (a decorrer no Centro Cultural Casa do Povo) e que também podes adquirir, se assim o desejares.

Aqui fica o link com o que está na WIKIPÉDIA

Para saber mais:

blogue, é aqui: www.77palavras.blogspot.pt


Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.