segunda-feira, 5 de junho de 2017

Ler para proteger o ambiente

Título: Cuida do Teu Planeta
Autor:Lauren Child
Editora:Oficina do Livro

Sinopse:
            Aprende a reciclar e a cuidar do teu planeta com os teus amiguinhos Charlie e Lola! O charlie tem uma irmã mais nova, a Lola.
            A Lola anda a deitar tudo fora, pois não quer que o seu quarto pareça uma pocilga. Mas o Charlie sugere-lhe que ela recicle as coisas que quer deitar fora.
A Lola nunca tinha ouvido falar em reciclar e é aí que começa toda a aventura desta história. Uma aventura muito séria, uma vez que não é mais do que cuidar do nosso planeta, que tanto precisa!


Título: O planeta Azul
Autor: Luísa Ducla Soares
Editor: Civilização

Sinopse:
            Diversos poemas da autoria de Luísa Ducla Soares testemunham o quanto a Terra é bela e original, diversa e cheia de magia. Mas a par desses poemas outros aparecem em que se chama a atenção para os perigos que a Terra atravessa hoje em dia (poluição, incêndios, falta de água e outros tantos). A responsabilidade de salvar o nosso Planeta é de todos: crianças e adultos.


 Título: O Burro Eleutério e o Lobo Selvagem
Autor: Cláudia Rocha, Pedro Bessa
Editor: Editora Educação Nacional

Sinopse: 
            Eleutério é um velho burro, farto das canseiras dos trabalhos forçados, que em tempos sonhou ser livre para viver nas montanhas e correr o mundo. Baseada em acontecimentos verídicos, passados numa terra longínqua, esta história conta-nos o encontro do velho burro com um lobo selvagem a quem deverá servir de alimento. Tudo se passa numa quinta, onde reina a amizade entre os animais. Um dia, a loucura dos homens ameaça a habitual rotina, provocando grande alvoroço pelo receio de uma tragédia. Mas, nada do que seria previsível acontece...

 
Título: Planeta Azul?
Autor: Isabel Magalhães
Editora: Calendário de Letras

Sinopse:
            Um livro que desperta os mais novos para a necessidade de se integrarem, como cidadãos de pleno direito, no mundo de hoje e, como tal, para o dever de preservarem o planeta Terra das incomensuráveis agressões às quais o Homem o sujeita.


Título: Marco e Luna na Terra dos Gnomos
Autor: Cidália Fernandes
Editor: Fronteira do Caos

Sinopse:
            Sabias que há pequenos seres que vivem na Natureza e cuja função é proteger as plantas, as flores, os animais e até… as pessoas? E que se preocupam com a poluição, com os incêndios e com todas as calamidades que afetam a vida na Terra? Queres conhecê-los?
Um dia Marco e Luna viveram com eles uma aventura extraordinária! Queres conhecê-la também?
Então, segue-me! Para entrares no seu Mundo só precisas de me folhear.


Título: A Floresta
Autor: Vários
Editora: Verbo
Sinopse:
            Quem vive na floresta? O que comem os javalis? Onde crescem os cogumelos? Num passeio pela floresta as crianças veem mais coisas que os pais e fazem muitas perguntas. Este livro responde de forma simples a muitas das suas questões.


Título: Beatriz e o plátano
Autor: Ilse Losa
Editora: ASA
Sinopse:
         A história de uma menina — a Beatriz — que todos os dias vê diante da sua janela um enorme plátano, de tronco grosso e copa farta. Para Beatriz, aquela árvore fazia parte da sua vida, tal como um bom amigo. Ora, certo dia, as autoridades decidem deitar o plátano abaixo, a pretexto de árvore tão antiga não se enquadrar na moderna paisagem que elas tinham planeado para a cidade. E é a determinação da Beatriz em defesa do seu "velho amigo" que acaba por dissuadir as ditas autoridades de levarem a cabo o seu plano.



Título: Vic e o Ambiente
Autor: Carlos Letra
Editora: Gailivro
Sinopse:
            A escrita de Carlos Letra, clara e concisa, alerta-nos para um tema que nos preocupa a todos - a poluição. A personagem desta história, Vic, é uma menina que vivia num planeta muito distante, destruído pela poluição! Para se salvar, tem de partir numa nave. Ela não sabe, mas o seu destino é a Terra...


Título: Valéria e a Vida
Autor: Inês de oliveira, e Sidónio Muralha
Editora: Gailivro
Sinopse:
            Valéria vê a vida. Vê os rios que morrem, o ar irrespirável, os peixes mortos. Redescobre os Oceanos, cheios de garrafas de plástico. O que mata água, as aves e os peixes, mata também os homens. Mas Valéria não desanima. Valéria ama a Vida. Valéria é a Vida.


Título: Vou Morar no Arco-Íris
Autor: Alexandre Parafita
Editora: Gailivro
Sinopse:
            Vou morar no arco-íris é um livro de histórias em verso, histórias de sabor ecológico, onde a Natureza é um bem supremo. Foi concebido para todas as crianças, mesmo para aquelas que ainda não aprenderam a ler. E porquê? Primeiro, porque é preciso gostar de brincar para aprender a gostar de brincar com as palavras. Depois, porque é neste jogo divertido, brincalhão, que, aos poucos, vai nascendo o prazer da leitura e da escrita. Não admira, por isso, que este livro, que este livro esteja cheio de histórias que rimam. Histórias para ler, reler, recitar...e até cantar!


Título: A Pulga Salta-Pocinhas e os Grãos de Areia
Autor:Margarida Damião Ferreira
Editor: Editorial Presença
Sinopse:
            A Salta-pocinhas é uma pulga da areia com uma missão muito especial: todos os dias, é ela quem leva e traz os recados dos grãos de areia de duas aldeias muito diferentes, a Beira-Mar e o Canto da Praia. Os grãos de areia que habitam estas duas comunidades têm atividades muito distintas entre si e nem sempre se entendem, como os grãos de areia molhada Boina e Julião que estão sempre a rir-se do grão de areia seca Luzia por ela não saber nadar, o que a deixa furiosa! No entanto, quando chega a notícia de que uma onda grande, escura e violenta ameaça a praia, todos têm de se juntar para lhe fazer frente…
            Uma história que realça a importância de respeitar as diferenças do outro e que mostra ao mesmo tempo como podemos todos ter um papel essencial na resolução de problemas, por mais pequenos e insignificantes que pareçamos.

Sem comentários:

Enviar um comentário