quarta-feira, 13 de abril de 2022

Cerimónia de Homenagem Póstuma à Professora Bibliotecária Dolores Poças

 

No dia 8 de abril de 2022, dia de encerramento da Semana da Leitura do Agrupamento de Escolas de Santa Cruz da Trapa, a biblioteca organizou uma cerimónia de homenagem póstuma à professora bibliotecária, Dolores Poças, que faleceu em junho do ano transato, e que durante cerca de quinze anos desempenhou de forma inexcedível as funções de docente e bibliotecária nesta escola, como, de resto, todos unanimemente reconhecem.

Estiveram presentes muitos professores do Agrupamento de Escolas de Santa Cruz da Trapa e de São Pedro do Sul, elementos do Conselho Geral, da Biblioteca Municipal, da Câmara Municipal, da Rede de Bibliotecas Escolares e representantes da família. A cerimónia foi transmitida em direto, por videoconferência, permitindo que todos, dentro e fora da escola, se unissem nesta homenagem. Em todas as salas de aula, e outros espaços escolares, a cerimónia foi seguida por professores, assistentes, técnicos e alunos. Também marcaram presença, seguindo à distância, familiares e amigos.

Vários discursos emotivos fizeram evocação à vida da professora e da amiga, Dra. Dolores Poças, nomeadamente o do Sr. Diretor do Agrupamento, professor António Martins; da Presidente do Conselho Geral, professora Isabel Cardoso; da Coordenadora Interconcelhia das Bibliotecas Escolares, Dra. Alcina Correia; da Chefe de Gabinete, Dra. Paula Paiva, em representação do Sr. Presidente da Câmara Municipal, Vitor Figueiredo; e da amiga, professora Marina Mendonça.

São de referir diversas participações que preencheram a cerimónia e enriqueceram a homenagem. A apresentação dramática “O Sorriso” de José Saramago, pelos alunos do 8.º A, da responsabilidade das professoras da disciplina de “Expressão e Comunicação”, Marina Mendonça e Carla Almeida, que culminou com o levantamento de uma fotografia da professora Dolores, oferecida pelo Município. A declamação feita pela professora Paula Jorge de dois poemas da sua autoria: “Rosa naquele lugar” e “Parar e pensar”. A interpretação dos temas “Vira de Frielas” e “Dona Filipa” na guitarra portuguesa, pela aluna Daniela Correia do 9.º B. O conto “O Balãozinho vermelho”, um livro álbum que permite múltiplas leituras e convida à reflexão sobre as necessárias transformações da nossa vida, pela professora bibliotecária, Lurdes Figueiredo. A interpretação dos temas “Perdidamente”, “Queda do império” e “Menina estás à janela” por parte de um coro de professores do Agrupamento, com o acompanhamento da professora Lucília Rocha no acordeão e Jorge Rafael na viola, tendo como vozes principais e ensaiadoras a professora Carla Almeida e a terapeuta da fala, Rita Campos.

A cerimónia terminou com as palavras do viúvo, Dr. Poças. Seguiu-se uma visita à campa da professora Dolores, no cemitério de Bordonhos, onde os elementos da direção do Agrupamento depuseram um ramo de flores, tendo sido este um ato simbólico de homenagem e saudade.



 






Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.