quarta-feira, 13 de abril de 2022

Encontros com o escritor Carlos Paixão

 

Durante a semana da Leitura, quatro foram os encontros com o escritor Carlos Paixão, que conta com diversos prémios literários e tem um vasto conjunto de obras publicadas, muitas das quais para a infância, onde participaram todas as crianças da Educação Pré-Escolar e os alunos de 1.º Ciclo do Agrupamento de Escolas de Santa Cruz da Trapa.

O Município ofereceu o transporte para as crianças de Serrazes e de Manhouce e os encontros aconteceram no JI de Santa Cruz da Trapa, EBI de Santa Cruz da Trapa e no Polo Pedagógico de Carvalhais.

No âmbito do projeto “Escola a Ler”, antecipadamente, nas aulas, as crianças e os alunos tomaram contacto com os livros “Lengalengas de aprender a ler", “Nos caminhos do pão”, “A Terra do Arco-Íris ou do Arco-da-Velha” e “O Vento bateu à porta”. Fizeram desenhos e textos, decoraram poemas e pensaram em perguntas e, assim, chegado o dia do encontro, puderam ouvir e falar. Tudo fez mais sentido.

O autor partilhou um pouco da sua história de vida e a forma como nascem as suas criações, como muitas delas são inspiradas nas suas experiências e nos seus alunos. Encantou com as suas leituras e histórias e atiçou a curiosidade.

Apelou ao empenho de cada um, com a partilha, explicada, do poema de Ricardo Reis: “Para ser grande, sê inteiro: nada | Teu exagera ou exclui. | Sê todo em cada coisa. Põe quanto és | No mínimo que fazes. | Assim em cada lago a lua toda | Brilha, porque alta vive.”.

JI de Carvalhais + EB1 de Manhouce

JI de Santa Cruz da Trapa + JI de Manhouce + JI de Serrazes

EBI de Santa Cruz da Trapa

EBI de Santa Cruz da Trapa



Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.