sexta-feira, 11 de abril de 2014

Comemoração dos 40 anos do 25 de Abril
No âmbito da comemoração dos 40 anos do 25 de Abril, a equipa da biblioteca escolar e os docentes do grupo disciplinar de HGP/História, Rosa Abreu e João Bandeira, organizaram uma palestra proferida pelo Dr. João Carlos Cordeiro sobre o antes e o depois do 25 de abril de 1974, no dia 1 de abril, para os alunos do 6º e 9ºanos.
Esta sessão teve um carácter elucidativo do que foi a Revolução de abril e das transformações que se operaram na sociedade portuguesa, tornando-a livre e solidária.
Neste âmbito, realizou-se também a exposição de livros e trabalhos realizados pelos alunos, sobre o tema, em colaboração com a área disciplinar de História, na biblioteca e ainda, a exposição alusiva a esta efeméride “40 Papoilas de Liberdade”, assim se designa a exposição/instalação da responsabilidade do Movimento Democrático de Mulheres - Núcleo de Viseu, que esteve patente, na biblioteca do Agrupamento de Escolas de Santa Cruz da Trapa, entre os dias 31 a 4 de abril de 2014, das 8h às 17h. Esta exposição identifica quarenta conquistas concretizadas numa revolução que mudou profundamente a vida das Mulheres em Portugal, a revolução do 25 de abril de 1974, e que este ano celebra o seu quadragésimo aniversário.
Com o contributo de muitas amigas, o Movimento Democrático de Mulheres - Núcleo de Viseu, reuniu 40 vestidos negros para celebrar a efeméride. Neles inscreveu 40 rubras papoilas, a lembrar que foi a luta das mulheres organizadas que permitiu consagrar na lei direitos tão elementares como casar, votar, aceder a determinadas carreiras, ter salário igual ao dos homens, direito a licença de maternidade, pensão de velhice ou salário mínimo.
Estas atividades têm como objetivo contribuir para a consciencialização da comunidade escolar dos valores da liberdade e da democracia, promovendo junto dos alunos a reflexão sobre o 25 de abril e os valores que lhe estão associados.
Numa Educação que se quer para os Direitos Humanos, a comemoração do 25 de abril de 1974 veio contribuir para uma assimilação da importância e do profundo significado do valor da Liberdade, por parte dos alunos, que, na atualidade, têm o desafio de o aprofundar, aperfeiçoar e combinar com os valores da Justiça Social e Fraternidade.

Próximas iniciativas, relacionadas com os 40 anos do 25 de abril, na biblioteca escolar
Entre as diversas iniciativas previstas, destacam-se:
A Biblioteca exibe, durante os dias 22 a 30 de abril, filmes e documentários de abril, do Centro de Documentação 25 de abril, intitulados “Caminhos da Liberdade”, “Memórias de Revolução”, “O Cravo da Liberdade”, DEUS, PÁTRIA, AUTORIDADE, A HORA DA LIBERDADE, entre outros.

-A narração de contos na BE, sobre o tema.  
-A criação de uma secção temática na página da BECRE, com disponibilização de diversos materiais digitais.
-A disponibilização de livros para circularem pelas escolas, relacionados com a efeméride;

O 25 de abril na Poesia Portuguesa
-Livros digitais relacionados com o 25 de abril;
-Canções de intervenção;
-visualização de filmes;
-Textos Literários 25 de abril 1974.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.