quarta-feira, 30 de abril de 2014

Videoconferência com a escritora Maria Teresa Maia Gonzalez

No dia 24 de abril, vários alunos do 2º e 3º ciclos tiveram o privilégio de assistir a uma videoconferência, com a escritora Maria Teresa Maia Gonzalez, na biblioteca escolar.
Maria Teresa Maia Gonzalez  uma das mais conhecidas escritoras de livros para crianças e jovens dé das autoras mais prolíficas da literatura juvenil portuguesa. Começou a publicar em 1989, tendo ganho um concurso literário organizado pela Verbo, juntamente com Maria do Rosário Pedreira, com quem escreveu O Clube das Chaves Entra em Ação, o primeiro volume de uma série que conta atualmente com mais de vinte volumes. Um dos seus maiores sucessos é A Lua de Joana, com mais de trezentos mil exemplares vendidos e traduzido para vários idiomas, e em que a autora aborda temas sensíveis como a droga, a morte, a falta de apoio dos pais, e de como isso marca um adolescente para o resto da vida. A autora tem também uma coleção chamada  Profissão Adolescente, publicada pela Editorial Presença, contando a esta altura com vinte e seis volumes, e em que se abordam temas desde as típicas borbulhas da puberdade e a preocupação com a imagem, ao alcoolismo, ao desejo de sucesso, a intolerância, entre muitos outros.
A realização desta videoconferência permitiu uma conversa interativa entre alunos e escritora. Todos os alunos leram pelo menos um dos seus livros e tinham muitas questões para lhe colocar. Assim, foram esclarecidas dúvidas essencialmente sobre o tão apreciado livro: A Lua de Joana e também acerca de muitos outros que despertaram o interesse dos alunos e que foram requisitados ao longo do ano na biblioteca.
A videoconferência decorreu com grande agrado e apreço, na medida em que a escritora, para além de responder às questões dos discentes, demonstrou, ao longo da mesma, uma enorme capacidade comunicativa com os alunos, elucidando-os sobre as suas escolhas, percursos, forma de estar na vida e a sua postura perante a criação literária. Uma lição para todos nós!
Vamos continuar a acompanhar o seu trabalho. Parabéns pela sua vasta obra!
Nesta biblioteca viveu-se mais um momento não só de promoção do livro e da leitura, mas também de partilha de sentimentos e emoções.
À ilustre escritora, Maria Teresa, o nosso muito obrigado!

 Aqui estão algumas fotos e registo da videoconferência.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.