quarta-feira, 25 de março de 2015

Encontro com a escritora e professora Zita Leal

Zita Leal (biobibliografia)


Nascida em Peniche, a 24 de julho de 1938, Zita Leal sempre teve uma postura inconformada perante a sociedade. Aos cinco anos de idade veio viver para Aveiro, onde frequentou a Escola Primária da Vera Cruz. Prosseguiu os estudos no Liceu José Estevão. O Liceu foi a sua "Escola de Amor ao outro": a visita semanal aos mais carenciados, visitas de amizade aos presos, foram ações que levou a cabo na sua juventude, constatando, hoje, que este aprender a solidariedade faz falta nas nossas Escolas.
A enorme aptidão para a Literatura levou Zita Leal a seguir o Curso de Português - Francês na Universidade de Aveiro e, mais tarde, obteve a Licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas pela Universidade Aberta. Lecionou nas Escolas Preparatórias de Ílhavo, Vagos, Mira, Oliveira de Azeméis, S. João da Madeira, Arcos de Valdevez, Escolas Secundárias n.º 1 e José Estêvão (Aveiro) e, em final de carreira, na EB 2.3 da Gafanha da Nazaré.
Aposentada desde 2005, a sua ligação ao ensino permanece viva: conta histórias, faz poesia com crianças, dramatizações nas Escolas. Nos últimos anos tem visitado semanalmente a EB 1 da Barra e continua a ser frequente vê-la declamar poesia no âmbito da Comemoração do Dia Mundial da Poesia pois pertence à Associação Rota da Poesia e integra o Grupo Poético de Aveiro, colaborando regularmente nos eventos culturais realizados pelo Grupo. Dona de um espírito aberto e empreendedor e de uma presença altiloquente, ainda hoje é evidente a paixão que nutre pelo ensino e por todas as crianças às quais reconhece ter tido o prazer de ensinar.
 Aos filhos e netos pretende deixar aquele que considera o mais importante legado de todos, manifesto através da seguinte mensagem: “Vale a pena a vida. Espalhem o amor entre todos e serão felizes!"

Zita Leal lança o primeiro livro aos 77 anos de idade



Tem 77 anos de vida, milhares de histórias para contar, uma paixão desmedida pela poesia e um coração bonito de se conhecer. É Zita Leal, professora aposentada, vocacionada para amar a vida e contagiar quem a rodeia e hoje apresenta o seu primeiro livro. “Filho” de uma conversa imprevista com uma menina que não gostava do seu nome, esta é a primeira vez que edita o que escreve.
Zita Leal apresenta a obra Joana e o seu nome mágico. Trata-se de um livro infantil. Uma incursão pela escrita que surge de uma sessão de poesia onde trocou palavras com uma jovem que não simpatizava muito com o seu nome.
         Dessa experiência nasceu a ideia de produzir um texto sobre a família. “Depois de escrever e quando leio pensei que não era um livro para crianças. É mais juvenil ou para adultos. Se ainda desse aulas gostaria de um livro assim, para explorar a imaginação dos miúdos. Aqui os conceitos são implícitos”
         A autora, que foi durante a sua vida profissional professora, fala de uma obra que retrata a família e as suas diferentes abordagens. “Dá para os miúdos falarem das suas vivências e para falar sobre a família. É uma história de amor encontrada numa caixa mágica que é a família. Acabei por ir buscar à família que estava dispersa o traço de união. Esta miúda, não gostando do nome Capucho e Tesouras, acaba por fazer a união da família”.


        Encontro com a escritora e professora Zita Leal com a apresentação/dramatização da sua obra Joana e o seu nome mágico, com a colaboração da professora Isabel Ribau, Jorge Neves e Leonor Capucho, para os alunos do 1º e 2º ciclos.
   

     Um bem-haja aos ilustres convidados, que nos proporcionaram, com mestria, momentos de alegria e de muita aprendizagem, evidenciando como se dá vida a uma história.
      Esta iniciativa foi avaliada pelos participantes como muito interessante.
      No final, houve sessão de autógrafos.
     
      Algumas fotos da atividade!





Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.