Dia Mundial do Ambiente
celebra-se a 5 de junho
O tema do Dia Mundial do Meio Ambiente de 2016 é a "Luta contra o Comércio Ilegal da Fauna e da Flora Selvagens”.
O crescente tráfico ilegal de produtos de vida selvagem está a destruir a preciosa biodiversidade da Terra, roubando-nos a nossa herança natural e levando espécies inteiras ao limiar da extinção. A matança e o tráfico ilegal também estão a minar economias e ecossistemas, alimentando o crime organizado, bem como a corrupção e insegurança em todo o mundo.
O crime contra a vida selvagem põe em perigo os icónicos elefantes, rinocerontes, tigres, gorilas e tartarugas marinhas. Em 2011, uma subespécie do rinoceronte-de-java extinguiu-se no Vietname, e os últimos rinocerontes negros ocidentais desapareceram dos Camarões no mesmo ano. Os grandes primatas desapareceram da Gâmbia, do Burkina Faso, do Benim e do Togo, e outros países seguir-se-ão em breve.
Vítimas menos conhecidas incluem o calau-de-capacete e o pangolim, bem como as orquídeas selvagens e madeiras como o pau-rosa - as flores e madeira também são consideradas vida selvagem! Enormes esforços para contrariar o tráfico ilícito - incluindo políticas mais fortes, campanhas de sensibilização e investimentos na conservação da comunidade e na aplicação da lei - obtiveram grandes sucessos. No entanto, muitas espécies continuam em risco e será necessário um esforço dedicado e sustentado por parte de cada um de nós para inverter esta tendência.
Como podemos fazê-lo? Mais pessoas precisam de compreender o dano que este negócio ilícito causa ao nosso ambiente, aos nossos meios de subsistência, às nossas comunidades e à nossa segurança. Mais pessoas precisam de mudar de hábitos e comportamento para a procura de produtos ilegais de vida selvagem diminuir. Mais consciência e ação obrigam os governos e os organismos internacionais a introduzirem e aplicarem leis mais rígidas e a combater aqueles que ainda se mostram dispostos a infringi-las.
O tema do DMMA deste ano - Selvagem pela Vida - incentiva as pessoas a celebrarem todas as espécies ameçadas e a agirem por sua conta para ajudar a protegê-las para as gerações futuras. Pode ter a ver com animais ou plantas ameaçadas na sua área local ou a nível nacional ou global - muitas extinções locais acabarão por se traduzir numa extinção global! Quem quer que seja, e onde quer que viva, mostre tolerância zero em relação ao tráfico ilegal de vida selvagem com uma palavra ou ação, e faça a diferença.
História do Dia Mundial do Ambiente
A celebração do Dia Mundial do Ambiente teve início em 1972 e o dia 5 de junho foi o escolhido para festejar, já que marca o dia em que teve início a Conferência das Nações Unidas sobre o meio ambiente.
A data foi estabelecida pela Assembleia Geral das Nações Unidas tendo como objetivo assinalar ações positivas de proteção e preservação do Ambiente e alertar as populações e os governos para a necessidade de atuação coletiva com vista a um impacto positivo no planeta.
Atividades do Dia Mundial do Ambiente
Todos os anos, as Nações Unidas apresentam um tema, que serve de ponto de partida para o desenvolvimento de ações de celebração do Dia Mundial do Ambiente em mais de 100 países, com variadas atividades programadas em função desse tema.
O tema do Dia Mundial do Meio Ambiente de 2016 é a "Luta contra o Comércio Ilegal da Fauna e da Flora Selvagens”.
Os EVENTOS PROGRAMADOS visam apresentar novas formas e métodos de preservar o futuro da humanidade, seja através de ações individuais do cidadão ou coletivas. Nas escolas esta data assume especial importância, com a chamada de atenção para a preservação do meio ambiente junto das crianças.
Este dia puxa assim pelas pessoas, estimulando o desenvolvimento de ações que não só preservem, mas sobretudo causem um impacto positivo no meio ambiente.
Saiba aqui quais são os OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL das Nações Unidas:
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.