domingo, 19 de junho de 2016

Encontro com a escritora e ilustradora 
Maria Sousa e visita à Feira do Livro


  Os alunos das turmas do 1º ciclo e as crianças dos Jardins de Infância do Agrupamento de Escolas de Santa Cruz da Trapa tiveram, no dia 7 de junho, três sessões muito animadas com a presença da escritora e ilustradora Maria Sousa. Este encontro aconteceu no âmbito da II Feira do Livro, em parceria com o Centro Cultural Casa do Povo.     Esta autora frequentou o Curso de Línguas e Relações Empresariais, na Universidade de Aveiro. No entanto, o que sempre a motivou foram as artes plásticas, enveredando, assim, pela ilustração de livros infantis. Aliada à ilustração está a escrita. Deste modo, Maria Sousa é, atualmente, escritora e ilustradora de livros infantis. Já publicou Despertar, A mata da avó Luísa e Os Guardiões do Reino do Sol.
  Neste encontro, Maria Sousa explorou A mata da avó Luísa, onde se destacou a mensagem principal - "quem nos ama cuida e protege" e ainda a sua última obra Despertar, onde com a sua peculiar capacidade comunicativa e o seu jeito afetuoso, conseguiu captar a atenção dos alunos, alertando-os para a temática abordada no livro: a agressividade entre crianças e jovens. Esta atividade, do agrado de todos proporcionou momentos de partilha e realçou a importância dos valores humanos. Os seus livros têm como temática a preservação da natureza, o equilíbrio entre a fauna e a flora e a cidadania.
  Os professores mostraram também o seu interesse e simpatia, dando a conhecer previamente a obra aos alunos. Estes fizeram vários trabalhos sobre as histórias.
  Os discentes também tiveram oportunidade de participar numa dramatização das mesmas histórias, na qual estes reproduziram as "falas" das próprias personagens. Foi muito divertido e as crianças gostaram imenso!
  Logo de seguida, a autora desenhou um painel alusivo às histórias contadas que será colocado na Biblioteca da Escola, para ser observado e apreciado por todos. 
  Esta atividade contribuiu para promover o gosto pela leitura e pela escrita e criar laços afetivos com o livro. As obras podiam ser adquiridas, na biblioteca e na Feira do Livro e foram autografadas pela autora, no final das  sessões.
  O nosso bem-haja! Maria Sousa, pelos belos momentos que partilhou connosco!

Do momento, ficam as fotos.


1 comentário:

  1. Muito obrigada! É sempre muito gratificante e motivador visitar o vosso agrupamento. Profissionalismo, entusiasmo, carinho.
    Parabéns a todos e obrigada pelo carinho!
    Maria Sousa

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.