terça-feira, 31 de janeiro de 2023

27de janeiro - Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto 2023

No âmbito do Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, o agrupamento de escolas de Santa Cruz da Trapa levou a cabo um conjunto de atividades com o objetivo de sensibilizar toda a comunidade educativa para esta evocação que pretende combater o anti-semitismo, o racismo e quaisquer outras formas de intolerância que podem levar à violência em grupo.

Assim, no dia 16 de janeiro de 2023, os alunos começaram por participar numa oficina de apresentação e contextualização do tema, orientada pela companhia de teatro “Os mochos do telhado”, a fim de os preparar para o espetáculo Kamarád, dinamizada pela referida companhia no dia 24 do mesmo mês. A revista Kamarád foi criada por crianças e jovens prisioneiros no campo de concentração de Theresienstadt, na República Checa, durante a segunda guerra mundial e contou com 22 edições. Neste campo, a arte distraía a fome e alimentava a imaginação de um futuro diferente.

A 27 de janeiro, procedeu-se à montagem, no átrio da escola, da exposição de imagens dos judeus nos campos de concentração e, ao mesmo tempo, a exposição de livros e filmes alusivos ao tema, na biblioteca. Seguidamente, toda a comunidade escolar presenciou uma simulação de extermínio judeu, num dos campos de concentração. Por fim, os alunos do 9º ano visualizaram, no auditório, o filme “A rapariga que roubava livros”, que aborda o sentimento de altruísmo num período tão negro da história. Após a visualização do filme, os alunos procederão à construção de um padlet com reflexões individuais. Ao longo do dia, na página da escola, foram publicados vídeos de homenagem às vítimas do holocausto, realizados pelos alunos do 8º ano.

A professora bibliotecária aproveitou a hora do conto para envolver os alunos do 4.ºD na lembrança do Holocausto dando-lhes a conhecer um herói português com a leitura da história "Aristides, o semeador de estrelas".


Para saberes mais sobre a temática, poderás requisitar os livros e os filmes disponíveis na biblioteca. 

Visita a página que se segue para saberes quais as obras que estão disponíveis na biblioteca escolar:

Boletins Bibliográficos Temáticos - PADLET


Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.