sexta-feira, 4 de maio de 2018

Algumas sugestões para o Dia da Mãe


Título: Mãe, Querida Mãe! 
Autor: Luísa Ducla Soares; Ilustração: Sandra Serra 
Editor: Texto Editores 
Sinopse: 
A Minha MÃE é a melhor.
Tenho a certeza que, para ti, a Tua MÃE também é a melhor.
Para todos nós, a Nossa MÃE é única, especial e a mais querida de todas.
Quer seja uma mãe galinha ou formiga, leoa ou gata, panda ou macaca, andorinha ou pata, a MÃE está sempre presente para nos abraçar.
Ela repreende-nos, mas perdoa, defende, ajuda e ensina-nos a crescer até sabermos que chegou a hora de voar.
Mãe, Querida mãe! É uma homenagem à minha, à tua e a TODAS as MÃES deste mundo.


Título: Todas as Mães 
Autor: Raquel Pinheiro, Hugo Santos 
Editor: Vega 
Sinopse: 

Hugo Santos é sem dúvida alguma um dos maiores poetas da nossa atualidade. A sua vasta obra publicada neste domínio e os muitos prémios e distinções com que tem sido distinguido provam-no em absoluto. Escritos com rara sensibilidade e talento poético, os seus poemas tanto encantam adultos como as crianças. Depois do êxito assinalável de Eu, a Casa, os Bichos e Outras Coisas, livro que conquistou igualmente esses dois públicos e logo foi incluído no Plano Nacional de Leitura, surge agora este, Todas as Mães, que decerto irão ter o mesmo sucesso. Constituindo uma das mais belas elegias que até hoje se escreveram sobre a Mãe, todos os seus poemas se nos impõem pela beleza e transcendência da imagem e profundidade de pensamento. É todo um universo mágico de palavras, que nos prende e seduz do primeiro ao último verso, e que as belíssimas ilustrações de Raquel Pinheiro secundam da melhor forma.





Título: A Minha Mãe é a Melhor do Mundo
Autor: Maria João Lopo de Carvalho 
Editor: Oficina do Livro
Sinopse:
Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para o 2º ano de escolaridade, destinado a leitura autónoma.


Cansado da mãe que tem, e que muitas vezes não o deixa fazer o que quer, o Gil decide ir à Loja de Mães à procura de uma que lhe torne a vida mais fácil. Mas nenhuma Ihe agrada. De regresso a casa, o Gil não encontra a mãe, que, entretanto, foi à procura de outro filho. Como acabará esta história? Um conto divertido e sério ao mesmo tempo, que fará as crianças rir e pensar.



Título: Fernando Pessoa - o menino da sua mãe
Autor: Amélia Pinto Pais; ilustração de Rui Pedro Castro 
Editor: Areal Editores
Sinopse:
Tão jovem! Que jovem era!
(agora que idade tem?)
Filho único, a mãe lhe dera
Um nome e o mantivera:
«O menino da sua mãe.»

O "menino da sua mãe" embarcou na caravela da poesia e, qual marinheiro galgando temíveis ondas, fez-se Fernando Pessoa.
Que aventuras terá vivido dentro de si?
Em quantos eus se terá desdobrado?

Acompanha-o nesta viagem e vem descobrir as múltiplas faces de um poeta que sonhou ser maior do que Camões, um poeta do Mundo, cujo génio não coube dentro das fronteiras do seu país. 


Título: Quando a Mãe Era Pequena
Autor: Joana Cabral 
Editor: Máquina de Voar
Sinopse:
Este livro é para todos. É um álbum ilustrado que fala sobre algumas diferenças entre gerações. Um tema que suscita sempre a curiosidade dos mais novos. As crianças adoram saber e os adultos adoram contar. Como era quando os pais eram pequeninos?
Aqui não há lugar para sermões nem se pretende dizer que dantes é que era bom e que agora o mundo está todo ao contrário. Nada disso. Mas o mundo era de facto diferente, sem microondas, computadores e telemóveis e sem DVDs e desenhos animados 24 horas por dia. Parece inacreditável mas era assim. A televisão a cores era um luxo, não tínhamos comandos e só existiam 2 canais.

Mas, por mais avançada que seja a tecnologia, há coisas que nunca mudam, como o amor entre pais e filhos. 



Título: A Mãe e Eu
Autor: Maria Teresa Maia Gonzalez 
Editor: Paulinas Editora 
Sinopse
«No dia do nosso aniversário, depois de a Mãe ter feito os bolos, os pastéis e os pudins, ainda vai à porta receber, com um sorriso, todos os nossos amigos barulhentos.»
Ser santo é viver no mundo real e ir ao encontro das pessoas que Deus colocou no nosso caminho e amá-las.

Para muitos de nós, essas pessoas são a nossa própria família.



Título: Coração de Mãe
Autor(a): Isabel Minhós Martins e Bernardo Carvalho
Editora: Planeta Tangerina

"Coração de Mãe ". É especial?


Coração de Mãe propõe-se dar conta da especificidade da relação entre mãe e filho, explorando, a partir do ponto de vista da mãe – e do seu coração especial – diferentes reações e sentimentos em relação aos filhos. Retratando com fidelidade o ponto de vista maternal e afetuoso do coração materno, autora e ilustrador recriam as várias formas como a mãe interage com o filho. As ilustrações exploram a dimensão simbólica e metafórica que caracteriza o texto, recriando as várias situações propostas. De acordo com os autores, o coração da mãe distingue-se pelo facto de estar sempre em sintonia com o filho e com as cambiantes do seu comportamento. Com recurso a uma técnica muito simples, que explora os jogos de formas e de cores, o ilustrador procura criar cenas e cenários reconhecíveis, promovendo a identificação de mães e filhos, leitores que podem e devem partilhar a leitura de mais este álbum da Planeta Tangerina. 




Mamã Maravilha

Sinopse

Na mesma coleção dos livros infantis Beijinhos, Beijinhos e Gosto de Ti, que têm registado um bom acolhimento junto das crianças e dos pais, Mamã Maravilha vem apresentar aos leitores de palmo e meio como podem ser descritas as mães, de acordo com o seu estado de espírito. Uma pequena criança, que assume o papel de narrador nesta breve história define os vários tipos de mães: mamã ternura, mamã flor, mamã maravilha, mamã aborrecimento, mamã surpresa, mamã guloseima, entre outras. Mais um livro encantador cartonado e almofadado que desta vez fará as maravilhas não só das crianças como certamente das suas mães.



A Minha Mãe
Sinopse
Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para o 1º ano de escolaridade, destinado a leitura autónoma.


O livro ideal para filhos, filhas… e especialmente mães. Livro cartonado, ilustrado a cores. Uma homenagem às mães num livro cheio de ternura. «A minha mãe podia ser bailarina ou astronauta, podia ser uma estrela de cinema ou uma grande empresária. Mas é a Minha mãe, que há-de gostar sempre de mim.»





Sinopse
Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para Educação Pré-Escolar, destinado a leitura em voz alta.

Aqui está um livro que vai direto aos sentimentos das pessoas, com ilustrações muito sugestivas e que permite um diálogo intrafamiliar que é essencial nos nossos dias. Daniel Sampaio 
- Mãe, se eu tivesse estado na tua barriga, gostavas mais de mim? 
(...) 
- Há muitas maneiras de ter filhos: na barriga, no coração… 
- Mãe, grávida no coração? O coração não tem filhos! 

- Tem sim, e foi lá que tu nasceste, é lá que estás a crescer e é onde vais ficar. Para qualquer lado aonde vá, levo-te sempre no meu coração.




Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.