quinta-feira, 21 de março de 2024

Tertúlia/Chá Literário - Autores e cantores de abril


Na quarta-feira, 20 de março, e a meio da Semana da Leitura e da Festa da Primavera, realizou-se uma tertúlia na biblioteca, à semelhança do que aconteceu nos anos anteriores. Nela participaram docentes de 2.º e 3.º ciclo, algumas técnicas e a subdiretora Ana Cabral. 
Celebrando o cinquentenário do 25 de abril, cada participante selecionou um poema ou um excerto significativo, para partilhar leituras e pensamentos/reflexões a partir da exposição "Autores e cantores de abril". 
 Partilharam-se leituras, pensamentos/reflexões e até preocupações. 
Dada a liberdade, a presidente do Conselho Geral fez uma partilha que não constava da antologia: “Que Força É Essa Amiga” que é a mais recente música lançada por Capicua. Fruto de um convite para fazer uma versão de uma música de Sérgio Godinho, esta canção foi lançada no Dia Internacional da Mulher, e dá uso ao poema do “Que Força É Essa”, mudando a letra para falar das questões do trabalho doméstico e a desigualdade que ainda existe dentro das paredes das casas do nosso país. 
O Chá Literário acompanhou-se de chá, bolo e amêndoas. Respondendo ao desafio da Dona Idália, todos cantaram a "Grândola, Vila Morena" e o encontro fechou-se com todos a cantar "Somos livres" (uma gaivota voava voava). 
Para além de se promover a literatura, também se promoveu o sentimento de pertença pela escola e todos saíram mais motivados para enfrentar o trabalho burocrático de final de período.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.