sábado, 18 de dezembro de 2010

Acção “Leitura em ambiente familiar (re) encontre o prazer de ler!”

Inserida nas actividades que se realizaram nesta semana, teve lugar no dia 26 de Março pelas 20horas,na Biblioteca Escolar, uma palestra intitulada: “Leitura em ambiente familiar (re) encontre o prazer de ler!” Esta acção foi dinamizada pela professora Ana Paula Oliveira e teve como objectivo principal a sensibilização de Pais e Encarregados de Educação para a importância do livro e da leitura no desenvolvimento da criança.
Sendo os livros tão importantes no desenvolvimento intelectual das crianças, aproveitou-se a ocasião para lembrar aos pais/encarregados de educação, o papel crucial que têm no incentivo à leitura. Formar leitores é uma tarefa importantíssima pelo reflexo que tem no próprio sucesso educativo dos alunos. No entanto nunca é demais lembrar que esta é uma tarefa que não cabe apenas aos professores e à escola. A família tem também um papel fundamental e que desde tenra idade deve assumir. O simples facto de todas as noites antes de deitar a criança, o pai ou a mãe lhes lerem ou contarem uma história, é o primeiro passo para a aprendizagem da leitura pois associam desde logo o livro a um momento de prazer. Depois basta, com gestos simples continuar a cultivar esse gosto que todas as crianças têm pelas histórias. Reservar todos os dias um espaço para ler com a criança, para conversar com ela sobre o que leu, pedir-lhe que leia em voz alta um texto que ela goste, oferecer-lhe livros, levá-la Biblioteca e encorajar a criança a requisitar livros (quer na Biblioteca da Escola, quer na BibliotecaPública), levá-la à livraria e deixá-la escolher um livro. Estes são passos simples, ao alcance de todos os pais e que terão certamente reflexos positivos para que os seus filhos se tornem, mais tarde, leitores. Está provado que as crianças que ouvem ler em voz alta e conversam sobre os livros interessam-se mais pela escola, gostam de aprender e aprendem a ler mais depressa e tornam-se geralmente bons alunos.
A Leitura recreativa dá prazer, acalma a criança e estimula a sua inteligência. Os livros são, por isso, muito importantes no desenvolvimento das crianças e jovens.
Por outro lado, pretendeu-se incentivar um reforço da relação entre as Bibliotecas Escolares, a Escola e a Família.
Os Encarregados de Educação revelaram muito interesse pela actividade e aplaudiram a iniciativa.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.