sábado, 18 de dezembro de 2010

Encontro com a jovem escritora Ekaterina Malginova

Nasceu em Tymen, Rússia em Abril de 1991. Foi criada e educada pela avó, a qual sempre tentou motivá-la pela literatura. Ainda pequena lia e decorava poesia de Pushkin e Yessenin.
Acabou a terceira classe na Rússia e em 2000, juntamente com os seus pais, veio para Portugal onde pretende ficar pelo menos até terminar um curso superior. Conseguiu adaptar-se bem à língua e à cultura de um país novo.
Com 16 anos começou a gostar realmente de escrever, especialmente poesia.
Actualmente, encontra-se no último ano da Escola Secundária e quer continuar a desenvolver o gosto pela literatura».

in, Espelhos de Alma, Ekaterina Malginova

A jovem poetisa Ekaterina Malginova esteve no passado dia 22 de Março, na biblioteca para apresentar o seu primeiro livro de poesia “Espelhos de Alma”, numa iniciativa que visou comemorar o Dia Mundial da Poesia (21 de Março) e integrada na Semana da Leitura.
A finalista da Escola Secundária de São Pedro do Sul, regressou assim, à sua antiga Escola de Santa Cruz da Trapa. A jovem russa frequentou este estabelecimento de ensino desde que veio para Portugal até ao oitavo ano.
A escritora esteve durante toda a tarde, na nossa biblioteca, para promover a poesia, onde interagiu com vários grupos de alunos, que a ouviram atentamente e a questionaram sobre a sua vida de escritora.
“Espelhos de Alma” – lançado no início deste ano, `é uma compilação de 41 poemas reveladores do universo “intimista e sentimentalista” - "Sou figura nos teus braços/Fita de cetim que voa/entre todos os outros./Sou a água que bebes quando tens sede de amor (...). A poética de Malginova presta também homenagem a Lisboa. "Passo.../vejo rua nova/caminho novo/estátua bonita no meio/de quatro pontas (...)". E não esquece as terras frias dos czares, que lhe serviram de berço: "...Minha terra/Minhas lágrimas e minha alegria/Que saudades", em que se movem todas as certezas e incertezas de uma adolescente de 18 anos, amante das obras de Fernando Pessoa, Eugénio de Andrade e principalmente de Florbela Espanca.
A escritora leu alguns dos seus poemas e conseguiu captar a atenção dos alunos e motivá-los para o estudo da poesia, para o prazer da leitura e também o gosto pelo livro. Assim, os alunos leram alguns poemas previamente seleccionados para o encontro com a escritora e muitos alunos e professores compraram o livro “Espelhos de Alma”.
No final, teve lugar uma sessão de autógrafos.
Actividades desta natureza vão, com certeza, realizar-se mais vezes na biblioteca.
Estamos plenamente cientes que a biblioteca cumpre o seu papel quando contribui para a aprendizagem e conhecimento dos alunos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.