sábado, 18 de dezembro de 2010

Encontro com o escritor Daniel Marques Ferreira

Esta foi mais uma iniciativa de sucesso da nossa escola, inserida na Semana da Leitura. Esta visita do escritor proporcionou aos alunos do 2º e 3º ciclos a oportunidade de contactarem com alguém que normalmente, não passa de um nome no final de um livro ou de um texto. Desta forma, os alunos puderam constatar que um escritor é, antes de mais, alguém com gostos, problemas, vivências, enfim, uma pessoa igual a tantas outras e a cada um de nós.
No que diz respeito ao escritor Daniel Marques Ferreira e tendo em conta comentários feitos pelos nossos alunos, este superou todas as expectativas, surpreendendo professores e alunos, com a sua postura descontraída e fez com que estes se sentissem mais à vontade para colocar as suas questões.
Se no início os alunos estavam apreensivos e ansiosos, esta atitude foi sendo ultrapassada ao longo da entrevista e à medida que iam descobrindo novas e diferentes facetas do escritor.
Daniel Marques Ferreira publicou cerca de duas dezenas de obras infantis e juvenis, das quais se destaca: “O Leão Comilão: e outras fábulas que aqui estão”, uma obra que faz parte do Plano Nacional de Leitura. Outras obras de referência do escritor são, por exemplo: “Primavera Interrompida” e “Quarto Com Vista Para o Paraíso”, trabalhos que abordam os assuntos mais preocupantes dos jovens dos tempos actuais, como a toxicodependência, a sida e a anorexia. Obras estas abordadas, nas aulas de estudo acompanhado, pelos docentes de Língua Portuguesa.
Foi interessante constatar a participação, o interesse e o trabalho realizado por todos.
O encontro com o escritor permitiu aos alunos soltar a imaginação e em ambiente de alguma euforia, souberam ouvir, com interesse e atenção, tudo o que Daniel Marques Ferreira tinha para lhes dizer sem, no entanto, deixar de o surpreender com um rol de questões relativas à sua vida e ainda aos textos e personagens das obras estudadas.
E foi vê-los no final com brilhozinho nos olhos, rodeando o autor para obterem o tão ansiado autógrafo.
Podemos dizer, com agrado, que foram vendidos cerca de uma centena de livros na mini feira do livro do Autor, que se pode observar nas fotografias do ficheiro em anexo.
Esta actividade insere-se no programa de dinamização da leitura e da escrita, levada a cabo pela equipa da biblioteca escolar.
Foi um bom momento de promoção do livro e da leitura que possibilitou um contacto mais próximo com as diferentes obras expostas.
Todos os livros tiveram um desconto de 20% sobre o preço marcado.
Este evento teve uma forte adesão, sobretudo por parte dos alunos, como demonstram as fotografias anexadas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.