sábado, 18 de dezembro de 2010

Encontro com a escritora Deana Barroqueiro

No dia 11 de Junho, pelas onze horas, acompanhados pelos seus professores, os alunos do 7º e 8º anos de escolaridade, tiveram oportunidade de conhecer melhor esta escritora e a sua obra, numa iniciativa da Biblioteca Municipal, inserida no Plano de Actividades Concelhio.
Este encontro teve como objectivos fundamentais estimular o interesse pela leitura, conhecer a biografia e a bibliografia da autora e promover o contacto da mesma com os alunos.
Deana Barroqueiro manteve um diálogo muito vivo com os alunos, estabelecendo uma empatia natural, com muitas perguntas, por parte dos alunos, acerca do acto de criação literária, o prazer e as dificuldades da escrita, as aventuras e as personagens/figuras históricas, …
A autora, em conversa com os alunos salientou o seu gosto pela temática dos Descobrimentos Portugueses, referindo que esta preferência está intimamente ligada à sua produção literária, tendo-se imposto no romance histórico.
Neste género, produziu o romance sobre os contactos de Portugal com o Brasil no seu livro “Uraçá o Índio Branco”. A escritora cativou o auditório que , com uma atenção sem quebras, viajou com a escritora pelos séculos XV e XVI.
Exemplificou, descrevendo pormenorizadamente, a viagem de Pêro da Covilhã, recheada de aventuras e perigos. Socorrendo-se de um mapa mundo da época referida, entusiasmou os alunos com um relato cheio de vivacidade e emoções sentidas.
A acompanhar as suas histórias, Deana Barroqueiro mostrou instrumentos de orientação característicos da época como o astrolábio, objectos de adorno feitos pelas mãos dos Índios do Brasil, caoris ( búzios que constituíam a moeda de troca africana), não tendo faltado as especiarias da Índia, pau – de - Brasil, minerais, pedras preciosas entre outros objectos da época dos descobrimentos, reforçaram esta viagem ao passado.
Este foi o tema principal da sua intervenção, que trata muito bem nas suas obras para jovens. A escritora identificou-se como uma estudiosa de fontes históricas, para que as suas obras tenham referências históricas fundamentadas, apesar de se tratar de livros de ficção.
A autora soube, com mestria e alegria, manter aceso o interesse dos alunos pelo que dizia, fazendo passar bem as suas mensagens de gosto pela escrita, pelo processo do saber e da criatividade, encorajando à leitura fosse sua ou de outrem.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.