sábado, 18 de dezembro de 2010

A actividade “Quanto mais Livros Melhor” (Ao longo do ano durante a hora de almoço)

A actividade “Quanto mais Livros Melhor” destina-se à leitura a par: o aluno mais velho lê para o mais novo, na biblioteca.
Esta actividade destinou-se a assegurar que os alunos do 2º e 3º ciclo contactassem, regularmente, com livros do Plano Nacional de Leitura, lessem com frequência, consolidassem as competências e promovessem o gosto pela leitura, conduzindo os alunos ao crescente interesse pelo livro e o desejo de aprender a ler rapidamente para lerem para os colegas.
Assim, penso que como aspectos positivos da actividade, conseguimos que os alunos contactassem, de perto, com a biblioteca e com os livros, num espaço diferente da sala de aula.
Promoção dos hábitos de leitura, partindo do despertar pelo saber escutar, contar, recontar, para posteriormente desenvolver a curiosidade de ler e escrever mais e melhor, desenvolvendo mecanismos de leitura a par, entre colegas, treinando a leitura, em voz alta.
Esta actividade foi realizada com alunos a partir do 3ºano do 1º ciclo até ao 9ºano,respeitando as competências de leitura de cada um, bem como os seus interesses. Procurou ainda criar dinâmicas de grupo entre os alunos do 3º e 9º anos de escolaridade, situações, em que os mais velhos leram para os mais novos e vice-versa.
Decorreu semanalmente, com o apoio, mas sem a intervenção directa dos professores.
Como o próprio título veicula, a partilha de textos foi protagonizada por turmas/ anos de escolaridade e facultou outras vozes, outras sonoridades, outros ritmos, outros silêncios. Dar continuidade a estes momentos será um passo em frente, no prazer de ler e ouvir ler.
Parabéns a todos os que quiseram dar sonho e asas à palavra!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.