sábado, 18 de dezembro de 2010

Comemoração do 25 de Abril

Exposição na biblioteca, para assinalar os 36 anos em que se deu a revolução dos cravos.
Os alunos do 1ºciclo puderam assistir à história, sobre o 25 de Abril, chamada “O Tesouro”, escrito por Manuel António Pina com as ilustrações de Evelina Oliveira, da biblioteca digital. Esta narrativa breve, publicada, pela primeira vez, em 1993, pela Associação 25 de Abril, com suaves ilustrações de Manuela Bacelar, foi reeditada, agora, com uma componente pictórica mais dominante e forte, da autoria de Evelina Oliveira.
Trata-se de uma obra que tem como tema a Memória de um momento crucial da História recente: a Revolução dos Cravos.
Num registo vivo e emotivo, pontuado pela metáfora, pelas estruturas enumerativas e pelas notações sensoriais, nomeadamente auditivas e visuais, Manuel António Pina ficciona o antes, o durante e o depois do 25 de Abril de 1974, deixando um apelo para que o «Dia da Liberdade» nunca deixe de ser lembrado e para que esse «País das Pessoas Tristes» não regresse.
Os alunos do 2º e 3º ciclos assistiram ao filme “Capitães de Abril” de Maria de Medeiros.
Houve ainda, a audição de músicas de intervenção “Grândola Vila Morena ” entre outras e oferta de cravos, produzidos pela professora Lurdes Cosme em articulação com o Departamento de Expressões.
Em articulação com os docentes do Departamento de Ciências Sociais e Humanas, a equipa da biblioteca assinalou o dia 25 de Abril com a apresentação de uma selecção bibliográfica de livros, cartazes, jornais, artigos de revistas e material audiovisual relacionado com esta importante data da história nacional, com o objectivo de despertar o gosto e o interesse pelo passado histórico do nosso país.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.